Super Mario RPG - Legend of the Seven Stars

Criação
Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars é um RPG de turnos desenvolvido pela Square e publicado pela Nintendo para o Super Nintendo. O jogo teve 2 datas de lançamento diferentes, de acordo com a região:
Japão: 9 de Março de 1996
América do Norte: 13 de Maio de 1996
A direção foi dividida entre Yoshihiko Maekawa e Chihiro Fujioka, ambos novatos no cargo (Fujioka já esteve em outros projetos, principalmente na composição musical, como em EarthBound e Final Fantasy Legend III; Maekawa esteve envolvido em Final Fantasy V, também na parte musical).
O produtor foi Shigeru Miyamoto (criador de Mario Bros, Donkey Kong e The Legend of Zelda).
A programação ficou com Fumiaki Fukaya (já tinha feito programação em Live a Live).
Hideo Minaba foi o Coordenador Gráfico (já tinha feito Direção de Arte em Final Fantasy VI), o Design de personagens teve a chefia de Kiyofumi Kato (responsável de arte em Exile) e Yuko Hatae, novato na função.
O roteiro foi creditado para Atsushi Tejima (primeira vez como roteirista, mas já tinha trabalhado em Dr. Mario 64 e Super Mario Kart), com ajuda de Kensuke Tanabe.
A composição musical ficou com a experiente Yoko Shimomura, que já tinha dezenas de outros projetos creditados à ela (Street Fighter II, Breath of Fire, Live a Live).
Mecânicas
Movimentação: O jogador tem o controle de Mario, sob uma perspectiva isométrica, podendo fazer as movimentações no mapa com o direcional e também pular, correr e interagir. Assim como nos jogos de plataforma, Mario pode pular nos inimigos, em blocos para conseguir moedas e itens e para escapar de algumas armadilhas no mapa.

Batalhas: O jogo tem as batalhas acontecendo em turnos, com os comandos de "Ataque" (permite atacar com a arma equipada), "Item" (pode utilizar itens de cura, reviver aliados, dar dano em inimigos, etc), "Especial" (são as habilidades que o personagem pode utilizar em batalha), "Outros" (estende as opções em batalha, permitindo outras 2 funções); "Defender" (Toma menos dano de ataques inimigos) e "Fugir" (escapa da batalha).

As batalhas de Super Mario RPG tem uma mecânica interativa para deixar os ataques mais fortes ou que o dano recebido seja menor. Quando um ataque, uma habilidade ou um ataque inimigo ocorre, há um pequeno espaço de tempo que o jogador pode apertar o botão de ação para modificar o golpe. Se tiver sucesso, um brilho e um som diferentes ocorrem.

Para a defesa, o personagem vai fazer um movimento defensivo e várias estrelas aparecerão ao redor do personagem.

Status: Super Mario RPG tem 6 condições que podem ser aumentadas conforme os personagens sobem de nível e com equipamentos:
HP: Os pontos de vida do vida do personagem. Conforme toma dano de ataques inimigos, esses pontos são diminuídos. Em caso de o número chegar a 0, o personagem é nocauteado e precisa ser revivido para voltar à batalha. Se todos os personagens chegarem a 0 de HP, o jogo termina e o jogador pode voltar a partir do ultimo ponto que salvou.
Speed: Velocidade de ação em batalha. Determina qual a ordem de ataque. Se a velocidade estiver muito alta, o personagem pode atacar múltiplas vezes antes dos outros.
Attack: É o ataque físico do personagem. O ataque básico utiliza esse atributo.
Defense: Essa é a defesa para ataques físicos.
Magic Attack: Esse atributo afeta os golpes da categoria "Especial". Tanto ataques quanto curas são afetados.
Magic Defense: Reduz o dano de golpes de categoria "Especial" utilizado pelo inimigo.

Personagens
Mario

Mario é o protagonista da história. É o herói do reino dos cogumelos, reconhecido por salvar Peach várias vezes. Mario tem os Status balanceados entre ataques e defesas, sem nenhuma fraqueza. Pode utilizar Soqueiras, Martelos ou Cascos como arma.
Mallow

Mallow é uma criatura Nuvem vindo das Terras das Nuvens. Esses seres já foram visto antes em Super Mario World.

Mallow foi encontrado flutuando em uma cesta nos pântanos quando bebê e foi criado por Frogfucius. Ele cresceu acreditando ser um girino. Após ser revelado que ele não era do clã dos sapos, ele começa a buscar seus pais verdadeiros. Mallow tem altos atributos mágicos, mas baixo ataque e defesa. Ele consegue dar grandes danos em todos os oponentes e também curar os companheiros de grupo.
Geno

É uma pequena estrela que se apossou de um boneco de madeira para obter uma forma física e também utiliza o nome do boneco. Ele é encontrado por Mario na Floresta Labirinto e está em busca das Sete Estrelas para reparar a Star Road que foi destruída por Exor. Sem a Star Road, os desejos das pessoas não podem se tornar realidade. Geno é o personagem mais forte do jogo, com habilidades incrivelmente poderosas, podendo até tirar o máximo de dano (9999) em alguns golpes. Ele utiliza armas que disparam balas dos dedos ou o braço como foguete.
Bowser

É o líder da tropa dos Koopa e grande vilão que sempre sequestra a Princesa Peach para assumir o controle do Reino dos Cogumelos. Sempre acaba enfrentando Mario por conta dessas ações. As primeiras ações no jogo mostram ele sequestrando Peach e sendo derrotado por Mario, como de costume. Após a derrota, a Smithy Gang toma o castelo de Bowser. Ele tenta juntar seus lacaios para retomar seu castelo, mas é abandonado por eles. Ele encontra Mario na Booster Tower e se junta a ele, sob pretensão de serem membros temporários de seus exército. Bowser tem grande força física e defesa, mas tem fraquezas com ataques mágicos. Ele pode utilizar Garras de combate e arremessar Chomp Chomp.
Peach (Toadstool)

Ela é a Princesa e governante do Reino dos Cogumelos. Ela é sequestrada por Bowser e Mario vai salvá-la, mas, antes de Mario chegar à ela, o castelo é atacado por Exor e, assim como Mario, ela sai voando e acaba caindo na Booster Tower. Ela é salva por Mario e seu grupo e é enviada para o castelo, porém, ela engana seus serviçais e segue com Mario para ajudá-lo na busca pelas Sete Estrelas. Peach tem ataque físico e mágico fracos, mas tem grandes magias de suporte e de efeitos negativos, sendo bem útil ao longo da jornada. Ela utiliza luvas e guarda-chuvas como arma em combate.
Exor

Exor é uma espada gigantesca composta de dois olhos, uma boca e uma caveira no pomo da espada que controla o corpo. Exor faz parte da Smithy Gang e é fincado no Castelo de Bowser, fazendo com que Bowser, Mario e Peach sejam arremessados para cantos diferentes no mundo. É um dos chefes do jogo.
Smithy

Smithy é o líder da Smithy Gang e o grande vilão da história. Ele deseja conquistar o mundo para si. Para isso, ele quer encher o mundo com armas no lugar dos desejos. O primeiro ato para isso foi jogar Exor no mundo, passando antes pela Star Road para destruir os desejos das pessoas, e fincar em um local para servir de base de operações.
História
O início mostra Peach sentada em uma colina e Bowser mais uma vez sequestrando a Princesa.


Mario ouve o grito de ajuda e corre até o castelo do vilão para salvá-la.

Após derrotar Bowser e pouco antes de salvar Peach, uma gigantesca espada viva chamada Exor cai do céu e é fincada no castelo de Bowser, destruindo a Star Road no caminho.

A colisão faz com que Mario, Peach e Bowser saiam voando para cantos diferentes do mundo. Mario cai em sua própria casa e é informado por Toad que a Princesa não está no Castelo (!).

Mario vai novamente para a fortaleza de Bowser procurá-la e se surpreende ao ver Exor, que diz que o castelo pertence agora à Smithy Gang e que vai servir de base para ajudar o grupo a dominar o mundo.

Mario então parte para procurar Peach e parar os planos da Smithy Gang.
Vendas
Super Mario RPG vendeu 2.140,000 cópias, sendo 1.470,000 apenas no Japão. O jogo poderia ter vendido mais, mas pegou o final do ciclo do Super Nintendo, sendo o ultimo jogo lançado pela Square na América do Norte e o antepenúltimo no Japão. Apesar disso, as vendas foram expressivas e inesperadas, pois lojas na época demandaram cópias extras devido ao alto número de vendas.
Recepção e Críticas
Prós: Os gráficos foram muito elogiados, pois retiravam o Mario do 2D para o 3D, que estava começando à época. Elogiaram o mundo bonito e bem colorido, as animações dos personagens, as feições deles e o humor utilizado no jogo.
Contras: As críticas vieram pelo sistema de batalha, pois era uma repetição de outros RPGs da época, o som das batalhas ficar muito repetitivo e monótono após pouco tempo de jogo e do desafio do jogo, que era baixo.
Nota: 8,4
Minha nota e comentários finais
Nota: 8,5
Esse jogo é muito divertido. O mundo de Mario em uma atmosfera de RPG foi muito bem feita, com uma história original e bem contada. Os personagens são carismáticos e expressivos, com um humor cativante, deixando o jogador com um sorriso enquanto joga. O jogo é curto e fácil, o que deixa óbvio que o publico alvo foram crianças e adolescentes. Os jogadores hardcore de RPG podem não se empolgar com Super Mario RPG, mas quem não procura nada tão épico e colossal, com certeza vai achar esse jogo um bom passatempo.
