Shining in the Darkness

Criação
Shining in the Darkness é um RPG de turnos em um ambiente medieval. O jogo é de exploração de calabouços com a visão em primeira pessoa. Foi desenvolvido pela Climax Entertainment (encerrou as atividades em 2015 por problemas financeiros), a publicação ficou com a SEGA, lançado para o Mega Drive. O diretor foi Kan Naito, que pela primeira e única vez dirigiu a criação de um jogo (houve participação em outros 18 projetos, mas nunca mais como diretor). Hiroyuki Takahashi fez a produção, design e roteiro do jogo (futuramente participou como produtor em outros 9 jogos da série "Shining" e 13 jogos de Mario Tennis e Golf). As musicas ficaram a cargo do compositor Masahiko Yoshimura (Yoshimura teve uma curta carreira nos mundo dos jogos, participando apenas de "Shining in the Darkness", "Fire Hawk: Thexder" e "Shining Force").
O jogo teve 3 datas de lançamento diferentes, uma para cada localidade:
Japão: 29 de Março de 1991
América do Norte: 6 de Agosto de 1991
Europa: 9 de Setembro de 1991
Mecânicas
Batalhas: As batalhas no jogo são em turnos, onde a ordem de ação é definido pelo atributo "Velocidade" dos personagens e inimigos. As ações disponíveis em batalhas são "Ataque", "Magia", "Item", "Fugir"/"Defender"(apenas Hiro tem a opção de fuga nas batalhas, os companheiros não tem opção de fugir, mas de defender).

Atributos: Os personagens tem atributos que aumentam conforme ganham experiência ao vencer as lutas. São eles:
HP (Pontos de Vida): A quantidade de dano que o personagem pode receber. Se esse número chegar a 0, o personagem morre.
MP (Pontos de Magia): Possibilita o uso de magias.
QI (Inteligência): Afeta o dano de habilidades mágicas (Hiro não tem magias, deixando esse atributo obsoleto nele).
Speed (Velocidade): Velocidade de ação nos turnos e esquiva.
Luck (Sorte): Aumenta a chance de dano crítico.
Attack (Ataque): Afeta o dano dos golpes físicos.
Defense (Defesa): Diminui o dano recebido dos inimigos.
Locais: O jogo te apresenta alguns locais na cidade para visitar:
Loja de Armas: Vende armas para os personagens.

Taverna: Possibilita descansar os personagens, renovando o HP e o MP. Esse local têm vários personagens que falam diferentes assuntos ao longo do jogo.

Armeiro: Vende armas, armaduras, escudos e elmos.

Alquimista: Vende poções de cura de HP e MP, itens de cura de efeitos negativos e item de fuga direta do labirinto.

Templo: Permite reviver os que morreram no labirinto.

Movimentação
O jogo tem a visão de primeira pessoa do protagonista Hiro. O labirinto é bem simples e a movimentação é básica, podendo ir para frente, para trás e girar o corpo do personagem para as direções que deseja prosseguir.

História
O jogo inicia com um ancião sentado à uma cadeira.

O ancião lhe pede para que se identifique (o protagonista do jogo é chamado de Hiro, mas o jogador pode colocar qualquer nome para o personagem).

Ele explica que há algo terrível acontecendo no reino de Thornwood, que pode mergulhar o mundo em trevas eternas.


Também diz que Hiro é filho de Mortred (Não explica quem é Mortred), e que é um cavaleiro do reino de Thornwood.


Para finalizar, diz que Hiro tem 2 amigos: Milo Brax e Pyra Myst.

Personagens
Hiro

Esse é o personagem ao qual o jogador nomeia durante a explicação do ancião. É um cavaleiro do reino de Thornwood e filho de Mortred. Hiro é dito como bem jovem e que é um dos melhores combatentes do reino, atrás apenas de Mortred.

Milo Brax

Milo é um aprendiz de Padre e um amigo bem próximo de Hiro. Ele nasceu em Thornwood e é da raça Hobbit. É um rapaz que preocupa-se bastante com os amigos e é bem simpático.
Pyra Myst

Pyra é uma elfa nascida em Thornwood. Ela é uma maga poderosa e tem um humor bem explosivo, sendo muitas vezes rude e sem educação. Ela fugiu de casa sem explicação para se juntar ao grupo (há uma parte bem engraçada mais à frente na história, onde a mãe dela a encontra e lhe dá uma surra por não ter falado nada antes de partir).

Mortred

Pai de Hiro. É dito como o melhor cavaleiro de Thornwood. Foi dado como desaparecido junto à Princesa Jessa.
Princesa Jessa

Filha do Rei Drake. É dada como desaparecida junto ao cavaleiro Mortred.
Rei Drake

Rei do reino de Thornwood. Um rei sábio e justo, que busca sempre considerar o bem-estar de seus súditos.
Início do Jogo
Após a introdução do ancião, Hiro é colocado de frente ao Rei Drake e seus conselheiros. Hiro quer ir em busca da princesa que está desaparecida, pois sente que se encontrar a princesa, pode ajudar nas buscas de seu pai, que também está desaparecido.

É explicado para Hiro que o último local que há indícios da princesa é no Labirinto, e que Hiro deve ir até lá para iniciar as buscas. Em meio à reunião, surge uma criatura que se chama Dark Sol e diz que está com a Princesa Jessa capturada.



Ele demanda que o Rei Drake entregue à ele o reino de Thornwood se quiser ter a filha de volta.


Ele então vai embora, dizendo que voltará quando o Rei estiver pronto para lhe entregar a coroa. Então Hiro deve entrar no Labirinto para salvar a princesa e o reino.
Vendas
Ao final de 1991, havia o registro de mais de 300.000 cópias do jogo vendidas. Com esse número, o jogo foi considerado um sucesso, o que pavimentaria o início de uma grande série de jogos, sendo o próximo deles o aclamado "Shining Force".
Recepção e Críticas
Prós: O jogo teve excelente recepção na época, onde era dito como o RPG superior a todos os outros RPGs do momento. Alguns elementos gráficos simples, como os efeitos da água e a noção de distância de portas e objetos quando aproximava ou distanciava eram bem agradáveis de se ver. As várias conversas e as feições nos rostos não era uma novidade, mas foram muito bem feitos. A interface dos menus de itens e de combate permitiram que o jogo fosse muito mais rápido que outros da época, o que também agradou bastante.
Contras: Houve críticas quanto à navegação do jogador no labirinto. Era muito comum se perder inúmeras vezes, ficando cada vez mais normal ao longo do jogo. Há um item que possibilita ver em que parte do labirinto está, mas que pouco ajuda, sendo necessário que o jogador memorize ou que faça anotações para ficar mais fácil de se localizar.
Nota: 7,8
Na época, a mídia especializada deu a nota média de 9,1. Com o passar dos anos, algumas mídias de jogos retrô analisaram o jogo e a média foi de 7,8.
Minha nota e comentários finais
Nota: 7,0
Considerando a época em que o jogo foi produzido, houve muitas melhorias em comparação com outros jogos do mesmo período e podemos perceber que os produtores queriam dar saltos de qualidade com o que tinham de concorrência. Tiveram sucesso nesse quesito. As melhorias gráficas nos cenários e principalmente nas feições dos personagens são boas. O jogo tem uma velocidade nas ações, o que permite mais dinamismo para o jogador, sem precisar esmagar botão para que as caixas de conversa saiam da tela. A dificuldade do jogo não está nas batalhas, mas sim no labirinto. O jogo deixa bem explicito o que fazer no labirinto, o problema é chegar até onde você precisa. O item que mostra onde o jogador está no labirinto pouco ajuda, e enquanto você anda para chegar ao objetivo (muitas vezes em circulos), as batalhas automáticas acontecem, o que faz com que seus personagens fiquem com níveis mais altos do que o jogo pretendia para certas partes. Os menus são bem simples e intuitivos, facilitando o entendimento sobre os itens e equipamentos. A história é simples e clichê, com certo ar repetitivo (um vilão surge e captura a princesa, eis que um herói deve ir atrás do vilão, derrotá-lo e salvá-la). No geral, o jogo é divertido, mantem o jogador com vontade de saber o que vai acontecer na sequencia, contando que haja a devida paciência para passar pelos níveis do labirinto.