Legend of Mana

Criação
Legend of Mana é um RPG de ação desenvolvido e publicado pela Square (Se tornou Square Enix em 2003) para o PlayStation no ano de 1999. O diretor da obra foi Koichi Ishii, que também é o criador da série de jogos "Mana". O design do jogo foi feito por Akihiko Matsui, com muitas das artes feitas à mão (na época, a tecnologia ainda estava muito além dos dias atuais, o que demandava muito dos artistas). As músicas ficaram à cargo de Yoko Shimomura (Que fez um trabalho brilhante). A produção do jogo ficou a cargo de Akitoshi Kawazu.
Mecânicas

Batalhas: As batalhas aconteciam em sistema de terreno próprio em que o personagem caminha, o que deixa o jogo mais rápido, diferente de outros jogos em que os personagens e inimigos vão para uma tela diferente do mapa. O jogador se aproxima das criaturas e a batalha é iniciada. O jogo tinha 4 formas de dar dano nas lutas:
Golpes fracos, Golpes Fortes, Magias e Golpes Especiais; Com o X, o jogador aplica golpes mais fracos, mas com combos. O ◻ permite dar golpes de execução mais lenta, mas mais fortes. Esses golpes podem ser modificados com os direcionais do controle para modificar os golpes. Vários golpes físicos em sequência permite atordoar os oponentes por alguns segundos. As magias podem ser compradas em lojas específicas ou no sistema de criação que o jogador habilita após algumas missões específicas. Os golpes especiais são golpes bem poderosos, em que o jogar deve encher uma barra antes de conseguir utilizar. Golpes físicos enchem essa barra ao longo das lutas. Após usar o golpe, deve-se encher a barra novamente.
Habilidades: O personagem principal pode escolher 2 habilidades para utilizar em batalhas. Alguns exemplos são:
Agachar - Permite recuperar o HP mais rápido durante a batalha.
Defender - Anula alguns ataques físicos.
Pular - Permite pular, o que evita alguns ataques e permite usar alguns ataques com o ◻.
Várias dessas habilidades podem ser modificadas se usadas em conjunto, para permitir outras habilidades mais poderosas. Um exemplo é o Agachar com Pular. Essas duas habilidades combinadas permitem o personagem aprender a habilidade "Pulo Alto".

Bichos de Estimação: Os "pets" podem ser adquiridos no jogo através de um ovo. Há partes específicas dos mapas que permitem que o personagem encontre um ovo. Após passar pelo mini-game de captura (que é uma missão logo no começo do jogo), o ovo vai para o curral do jogador. Após alguns dias, a criatura nasce e pode acompanhar o jogador ao longo das missões, lutando ao lado dele nas batalhas. Há vários tipos de monstros, alguns exemplos são: Aquáticos, Aves, Dragões, Plantas, Feras, etc. Essas criaturas podem ser alimentadas para aumentar ainda mais os atributos deles.


Golem: caso o jogador não queira um animal de estimação, pode optar por ter um Golem como acompanhante. Mesmo que eles não ganhem experiência igual um animal de estimação, o nível do Golem pode ser determinado na criação dele. Ao longo da história, há uma missão onde é ensinado ao jogador como criar um Golem para acompanhar o jogador ao longo das missões. É necessário uma arma, 3 peças de armadura e o esquema de lógica que é ensinado ao jogador na missão supracitada.


Equipamentos: O jogador pode equipar Armas, Armaduras e Acessórios.
Armas: O jogo possibilita uma grande possibilidades de armas para o jogador combater os inimigos. São elas:
Machado
Espada
Machado de 2 mãos
Espada de 2 mãos
Arco e Flecha
Nunchaku
Luvas
Martelo
Faca
Lança
Cajado
Cada uma das armas tem seus ataques especiais próprios.
Criação do mapa: O jogo permite que o jogador crie o mundo da maneira que achar melhor, primeiramente escolhendo o mapa e onde cada um dos artefatos (que são as cidades e as masmorras/calabouços onde vão se passar as missões). Esses artefatos são adquiridos completando missões no jogo. Quanto mais longe ficar as localidades, maior o nível das criaturas que serão enfrentadas na masmorra/calabouço.


História (alerta de spoiler):
O jogo se passa no mundo ficcional de Fa'Diel. A Árvore de Mana, esse que provem recursos de mana e vida para o mundo foi queimada aproximadamente 900 anos antes do jogo iniciar. As raças desse mundo (fadas, humanos, demônios) entraram em guerra por conta do poder de mana restante que estava muito escasso após a árvore queimar. Após a guerra, a Árvore de Mana queimada entrou em um estado de hibernação para se regenerar e várias localizações (cidades, masmorras/calabouços) foram armazenado em artefatos antigos (os mesmos que o jogador utiliza para criar as cidades e masmorras/calabouços). O jogador tem em posse um herói (Homem ou Mulher) que tem a missão de restaurar o mundo ao que era antes. Não há qualquer informação sobre esse personagem, como se tornou o herói, como foi seu passado, nada.
O jogo se passa entre várias missões ao longo da história, mas há 3 arcos principais:
- A história dos Jumi, que são uma raça que tem o coração substituído por uma Jóia de considerável valor.
- A história dos Dragões, onde há uma guerra por poder entre dois lados.
- A história de um amor complicado desde a infância com 4 personagens apresentados ao longo do jogo.
Pelo menos um dos arcos deve ser cumprido para que a missão final seja disponibilizada para o jogador.
(Eu poderia explicar com mais detalhes cada uma das histórias, mas é uma quantidade grande de Spoiler, e não quero atrapalhar áqueles que um dia quiserem experimentar o jogo)
Vendas:
Legend of Mana vendeu mais de 400.000 cópias em sua primeira semana e mais de 700.000 até o fim do ano de 1999, somente no Japão. O jogo também foi o mais vendido em sua semana de lançamento na América do Norte. Não há dados concretos, mas é estimado que o jogo vendeu mais de 2 milhões de cópias em todo o mundo no Playstation.
Recepção e crítica:
Prós: O jogo foi muito bem recebido pela crítica devido aos belos cenários, com os desenhos feitos à mão e pelas cores vibrantes e vívidas ao longo dos vários locais no jogo. Apesar de serem ainda em 2D em uma época onde os jogos em 3D estavam muito em alta, a escolha foi acertada e rendeu vários comentários positivos. Além dos cenários, as músicas foram alvo de excelentes críticas, mesclando intensidade, suspense, drama e tristeza (a musica no final do arco dos Jumi é realmente emocionante).
Contras: Os comentários negativos ficaram com a história não ser tão fácil de acompanhar devidos a várias outras histórias menores entrando do meio dos arcos principais. Algumas missões são praticamente impossíveis de serem concluídas se não houver um guia explicando o que fazer.
Nota média: 7,5
Minha nota e comentários finais: 8,0
O jogo é muito bom, o sistema de batalhas é bem divertido, a grande variedades de armas te permite várias maneiras de incrementar as batalhas. A dificuldade é razoável e as missões são divertidas. Os cenários são ótimos e bonitos, a musica fica na mente e te dá o tom da gravidade da situação. Infelizmente, algumas missões são longas demais e por vezes não se encaixa na trama principal. É quase impossível o jogador finalizar todas as missões em uma primeira jogatina.