Legend of Legaia

10/01/2025

Criação

Legend of Legaia é um RPG desenvolvido pela Prokion e publicado pela Sony para o PlayStation. O jogo foi lançado em três datas diferentes, uma para cada localidade:

Japão: 29 de Outubro de 1998

América do Norte: 16 de Março de 1999

Europa: 27 de Maio de 2000

A direção ficou com o novato na função Kazuhiro Kobayashi. A produção foi de Takahiro Kaneko (que futuramente seria produtor de excelentes jogos, como Jeanne D'arc, Wild Arms e Demon's Souls). Design e animação foram encabeçados por Natsumi Arisawa (que continuaria no projeto para o Legaia 2: Duel Saga). A composição musical e trilhas sonoras ficou a cargo da excelente Michiru Oshima (Há mais de 50 trabalhos de sucesso feitos por ela, incluindo novelas, concertos musicais, animações, filmes e videogames. Alguns exemplos são as animações FullMetal Alchemist e Sailor Moon. Para jogos temos Legend of Legaia, Suikoden e Ico).

O jogo era feito com gráficos poligonais em 3D, que era uma novidade no momento e vários jogos do PlayStation estavam sendo lançados com essa tecnologia. No mapa do mundo e no interior das cidades, o personagem era menor e tinha bem menos detalhes. 

Já em batalha, o personagem era muito mais detalhado, tinham feições e os equipamentos colocados em cada personagem eram demonstrados de acordo com o local do corpo que foi equipado.

Mecânicas

Batalhas: O jogo funciona por combates em turnos. Vários RPGs tem o comando de "Ataque", onde normalmente o personagem executa o movimento de ataque de acordo com as características do personagem e a arma escolhida. Já em Legend of Legaia, o jogador deve escolher uma sequencia de golpes para ser executado, com os comandos de "Alto, Baixo, Esquerda, Direita".

O personagem vai executar de acordo com a escolha. Por exemplo: Se o jogador escolhe "Baixo, Esquerda, Esquerda", o personagem vai executar um chute baixo e dois golpes com a mão esquerda. Algumas sequências permitem que o personagem execute uma ação chamada "Arts".

Essas Arts gastam AP (Arts Power) e depende de uma barra seja enchida com a quantidade necessária que o golpe demanda. Um exemplo é o golpe "Somersault". Essa Art precisa de 18 AP. Quando a barra tem a quantidade necessária, o personagem vai executar o golpe na ultima ação de comando escolhida. Caso não tenha, ele vai executar o comando normal de ataque. Essa barra é preenchida por golpes regulares ou caso o personagem receba danos dos inimigos.

Magias

Há várias magias no jogo, mas não são apreendidas ou compradas como em outros RPGs. Em Legend of Legaia, há alguns inimigos chamados Seru, que têm um elemento específico e que podem ser adquiridos após serem derrotados em batalha.

Após capturados, eles podem ser invocados em batalha por um custo de MP.

Os Seru podem aumentar de nível conforme vão sendo utilizados e, além de ficarem mais fortes, ganham efeitos próprios, como redução do ataque ou da defesa do oponente.

Spirit

A função de Spirit permite que o personagem acumule mais AP, deixe a barra de golpes maior e aumente consideravelmente a defesa até o próximo turno.

Itens: 

Permite que o personagem utilize itens para encher o HP, MP, reviver outros personagens e aumentar os atributos ao longo da batalha.

História

Despertar da humanidade

O jogo explica um pouco da história na primeira cena:

"Deus criou o céus, a terra e os mares. Após criar todas as coisas no universo, Deus criou os humanos para reinar sobre esse mundo. Apesar de possuírem a sabedoria de Deus, humanos eram fisicamente mais fracos que as feras selvagens e impulsivas em espírito. Várias vezes os humanos ficaram próximos de toda a raça desaparecer. Preocupado com o futuro dos humanos, Deus deu uma força poderosa para ajudá-los. Era o Seru."

Os Seru viviam juntos ao humanos, obedecendo-os e trabalhando com eles. Quando tocados por humanos, davam a eles habilidades fenomenais, como força sobre-humana e capacidade de voar. Quando não utilizado por humanos, os Seru pareciam artefatos de pedra de vários formatos. Desde o início da história, os Seru estavam presentes junto aos humanos. Porém...

Crepusculo da Humanidade

Aparentemente do nada, uma terrível "Névoa" cobriu as terras de todo o mundo, o que trouxe um fim àquela prospera união entre os humanos e os Seru. Uma vez em contato com a Névoa, os Seru, que obedeciam fielmente aos humanos, se rebelaram contra eles. Os Seru atacavam os humanos que encontravam. Por vezes, os Seru possuíam um humano e controlavam a mente dele, fazendo-o tornar-se uma fera selvagem. Com isso, a civilização humana entrou em colapso. Os poucos que fugiram se isolaram em áreas desoladas e desabitadas, protegendo-se em pequenos grupos.

Personagens

Vahn

Vahn nasceu e vive no vilarejo de Rim Elm, com seu pai Val e sua irmã Nene. Vahn tem 14 anos e deseja se tornar um caçador. Foi treinado em artes marciais por Tetsu, um monge do monastério de Biron. Tem o cabelo azul e olhos pretos. Vahn é um protagonista silencioso, que se expressa através de opções de fala escolhida pelo jogador e durante as batalhas. As estatísticas de Vahn são balanceadas, o elemento dele é Fogo e as magias de elemento Fogo e Terra são mais fortes quando utilizadas por Vahn. As fraquezas de Vahn estão em ser atingidos por elemento de Água ou usar magias desse tipo. O Ra-Seru de Vahn chama-se Meta.

Noa

Noa cresceu em uma caverna, sendo instruída pela Ra-Seru Terra, que estava em posse de uma loba.

Ela tem 12 anos, cabelo ruivo e olhos verdes. Ela é muito curiosa e hiperativa. Por ter apenas a loba em seu lado durante o crescimento, Noa tem pouca noção de como se portar frente à outras pessoas ou como falar de maneira comportada, o que pode ser interpretado por ser rude ou vergonhoso, mesmo que ela não tenha a intenção. Ela tem o elemento Vento. Suas principais vantagens são a velocidade, que permite atacar antes dos inimigos e o tamanho da barra de AP, que permite que mais golpes sejam utilizados. As fraquezas são todos os outros atributos serem bem menores e o uso de magias de elemento Terra. O Ra-Seru de Noa chama-se Terra.

Gala

Gala é um monge guerreiro do monastério de Biron. Ele tem 18 anos e dedicou-se a vida inteira nas artes marciais de Biron, tendo o título de "Mestre Professor" mesmo muito jovem. Gala tem um cabelo castanho pontudo, olhos azul escuros e um porte físico avantajado devido ao constante treino. Gala é altamente disciplinado de corpo e mente. Ele é calmo, realista e reservado. Fala de maneira concisa e clara. Sua personalidade é o completo oposto de Noa, o que faz ele perder a paciência com ela em várias partes ao longo da história. Gala detesta qualquer tipo de trapaça, pois é contra os ensinamentos do monge Biron. O Ra-Seru de Gala chama-se Ozma.

Início do jogo

No início do jogo, os muros do vilarejo é destruído por um Seru chamado Juggernaut e o local é invadido pelos Seru.

Vahn vai até a Árvore Genesis (árvores que tem o poder de livrar uma grande área da Névoa, o que impede que os Seru ataquem os humanos), lá ele descobre que há um Ra-Seru adormecido na árvore (Ra-Seru são um tipo de Seru que não tomam controle da mente dos humanos e não são afetados pela Névoa, mas deixam os humanos mais fortes, como os primeiros Seru que obedeciam aos humanos). Esse Ra-Seru chama-se Meta. Com a ajuda de Vahn e dos membros do vilarejo, Meta desperta a Árvore Genesis e livra o local da Névoa. A partir daí, Vahn deixa o vilarejo e sai em uma missão para reviver as Árvores Genesis do mundo.

Vendas

Legend of Legaia teve aproximadamente 1 milhão de cópias vendidas para o PlayStation, metade desse numero sendo no Japão.

Recepção e Críticas

PrósO jogo foi bem elogiado pelo sistema de combate que possibilita milhares de combinações ao jogador, o que impede de deixar as batalhas muito repetitivas. As musicas também tiveram elogios, pois se encaixa muito bem com os cenários e com os combates, principalmente os chefes.

Contras: A história foi o principal motivo de crítica. O modelo banal e clichê de "herói que ganha poderes e salva o mundo" estava muito presente à época, com uma enorme quantidade de jogos seguindo esse roteiro, o que deixou o publico saturado.

Nota: 7,7


Minha nota e comentários finais

Nota: 8,0

O jogo empolga pelas batalhas, é muito divertido tentar várias combinações e acertar alguma Art nova. A dificuldade é razoável, não necessitando que o jogador fique muito tempo parado para evoluir os personagens. As musicas da cidade passam uma sensação de segurança, enquanto as de cavernas dão a sensação de que uma criatura pode pular em nossas costas a qualquer hora. Os equipamentos modificando o vestuário do personagem em combate foi ótimo, assim como a modificação dos Ra-Seru no braço dos personagens cada vez que revive uma Árvore Genesis (o Ra-Seru cobre o braço inteiro do personagem no final do jogo). Noa é extremamente divertida e deixa a trama um pouco mais leve, com partes hilárias devido sua inocência e ingenuidade. A história infelizmente não é o ponto forte, os vilões pouco ajudam para tornar interessante (muitas vezes são apenas chatos) e são poucas as partes que realmente empolga (como a história de origem de Noa).