Final Fantasy

Criação
Final Fantasy é um RPG de turnos desenvolvido e publicado pela Square (Nintendo também esteve envolvida na publicação), originalmente para o NES (Nintendo Entertainment System). Na época, a Square teve pouco sucesso em alguns jogos anteriores, que ameaçaram a continuidade do estúdio (Por exemplo: "Alpha" e "The Death Trap"), e, com isso, fizeram um orçamento para uma ultima tentativa de um jogo que pudesse evitar o encerramento da Square. Essa difícil missão ficou a cargo do desenvolvedor de jogos Hironobu Sakaguchi.

Sakaguchi queria um jogo de estilo Fantasia, com um grande mapa para explorar e com foco na história do jogo ser bem contada, com personagens secundários (NPC) dando detalhes da cidade, do mundo, ou de algum acontecimento recente no jogo. Por acreditar ser a ultima vez que faria algum desenvolvimento de jogo, ele decidiu colocar o nome de Final Fantasy (o nome escolhido pela Square tinha sido "Fighting Fantasy", mas foi descartado por problemas de registro e pelo próprio Sakaguchi, que insistiu que o nome deveria ser Final Fantasy).
Além de Sakaguchi na direção, o jogo teve Masafumi Miyamoto na produção (assim como no segundo e quarto jogos da série). O design ficou dividido em três pessoas: Hiromichi Tanaka e Akitoshi Kawazu com o design de cenários de todo o jogo, Koichi Ishii fez o design das telas de batalha (esses três continuariam para as duas sequências seguintes). As ilustrações e design de personagens ficou a cargo de Yoshitaka Amano (ele está presente em quase todos os jogos da franquia). O compositor de toda a trilha foi Nobuo Uematsu (também está presente em quase todos os jogos da franquia).
O lançamento foi no dia 18 de dezembro de 1987.
Mecânicas
Batalhas: Final Fantasy foi o primeiro jogo a introduzir as batalhas com até 9 inimigos em uma única tela, com os personagens na direita e os inimigos na esquerda (o mais comum na época eram as batalhas sendo em primeira pessoa). O menu de batalha tem as seguintes opções:
Fight: Ataca com a arma equipada.
Magic: Utiliza uma Magia escolhida de acordo com a disponibilidade do personagem.
Drink: Consome um item de cura para restaurar os pontos de vida.
Item: Permite utilizar itens em batalha.
Run: Foge da luta.

As batalhas acontecem aleatoriamente no mapa do mundo ou dentro das cavernas e calabouços.
Magias: Há 2 tipos de magias no jogo: Magia Branca e Magia Negra. A magia branca é utilizada para curar, reviver personagens derrotados em batalha, medicar venenos e paralisias, e também algumas magias de ataque. Já a magia negra concentra-se em dar danos severos aos inimigos, tanto individual quanto em grupo e alguns efeitos negativos, como lentidão e veneno.
Movimentação e Exploração: A movimentação ocorre em 4 direções (Baixo, Cima, Esquerda e Direita). O jogador primeiramente fará o percurso inicial a pé, mas conforme avança no jogo, aparecerá outras opções de transporte, como Canoa, Barco e uma Aeronave.

A canoa e o barco não evitam as batalhas aleatórias, mas a aeronave sim.
Equipamentos: No jogo, é necessário comprar equipamentos para melhorar os personagens. Armas para aumentar o ataque e Armaduras para melhorar a defesa. Esses equipamentos podem ser comprados em lojas específicas nas cidades, que podem ser identificadas com uma imagem de uma espada e um escudo.


Da mesma forma funcionam as magias, sendo compradas e equipadas pelo personagem.


Os magos só podem ter 3 magias por cada nível, o que faz com que o jogador tenha que escolher de maneira inteligente para não sentir muita falta da magia que teve de deixar para trás. Final Fantasy não tem Mana (MP) para definir quantos uso de magia pode fazer antes de se esgotar, mas sim, cargas. Ao acabar as cargas, é necessário ir para as estalagens nas cidades para recuperar as cargas.

Os equipamentos podem ser comprados com Gil, que é a moeda do jogo. Você consegue Gil derrotando inimigos e vendendo itens, como os equipamentos antigos que se tornaram obsoletos.
Itens: Nas lojas de itens, o jogador pode comprar poções e itens que curam efeitos negativos nos personagens.

Não há item que permita reviver um personagem caído em batalha, sendo necessário recorrer à magia branca ou às clínicas na cidade que tem um formato de coração.

Personagens
Os personagens de Final Fantasy não são fixos, podendo ser escolhidos e nomeados pelo jogador. São 6 personagens para escolher e cada um deles tem uma evolução:
Guerreiro - Cavaleiro

O Guerreiro (originalmente chamado de Lutador) é uma classe focada em armaduras pesadas e vários tipos de armas, como espadas e machados. Tem grande quantidade de HP, Ataque e Defesa, sendo um ótimo personagem para o grupo. A evolução é o Cavaleiro, que possibilita usar as melhores armas e armaduras e também pode utilizar Magia Branca.
Monge - Mestre

O Monge (originalmente chamado de Faixa Preta) é um especialista em artes marciais, capaz de dar danos com as mãos vazias, mas que também pode utilizar Nunchaku e alguns bastões. Monges não utilizam armaduras, o que os deixam muito frágeis, mas é recompensado por ter o ataque físico mais alto do jogo. Por não ser necessário armas e armaduras, ele torna-se um personagem muito barato, o que permite focar equipamentos nos outros. A evolução é o Mestre, que tem o ataque físico ainda maior que o Monge.
Gatuno - Ninja

O Gatuno é muito ágil, sendo capaz de esquivar-se facilmente dos ataques inimigos e com alta taxa de acerto nos golpes, fazendo-o errar menos. Tem uma escolha limitada de armas e armaduras, o que o torna relativamente frágil. A evolução é o Ninja, que retira a limitação de equipamentos e permite utilizar Magia Negra.
Mago Branco - Feiticeiro Branco

É focado no uso de Magia Branca para ajudar o grupo. O ataque físico é baixo e só é possível utilizar armaduras leves, o que o deixa focado no suporte do grupo. A evolução Feiticeiro Branco permite utilizar as melhores magias brancas do jogo.
Mago Negro - Feiticeiro Negro

Utiliza Magia Negra para aniquilar os inimigos. É o personagem mais frágil de todos, sendo sempre necessário acabar com a luta antes do inimigo atacá-lo ou contar com suporte do Mago Branco. Ao evoluir para o Feiticeiro Negro, pode utilizar magias capaz de destruir o grupo de 9 inimigos em um único golpe.
Mago Vermelho - Feiticeiro Vermelho

Personagem que faz de tudo um pouco, sem ser um especialista. Pode atacar fisicamente, mas não tão forte quanto o Monge e pode utilizar magias branca e negra, mas não as melhores. A evolução é o Feiticeiro Vermelho.
História
Final Fantasy tem a história contada em um mundo com 3 continentes, onde cada um dos poderes elementais (fogo, água, terra e vento) tem um cristal que regem o funcionamento do mundo. 400 anos antes do início do jogo, o cristal de vento escureceu e os povos que dependiam desse elemento viram seu declínio ocorrer (por exemplo, o povo de Lufenia, que construíam aeronaves). 200 anos depois foi a vez de o cristal da água escurecer, após um enorme templo que era o centro de uma civilização oceânica afundar no mar. Pouco depois ocorreu o mesmo com os cristais de terra e fogo, que gerou a devastação da agricultura e da vegetação. Esses acontecimentos ocorreram por causa de 4 demônios, um para cada elemento:
Tiamat - Vento

Kraken - Água

Lich - Terra

Marilith - Fogo (Na versão do NES, o nome era Kary)

Pouco após esses ocorridos, o Sábio Lukahn fala sobre uma profecia que 4 guerreiros da Luz surgiriam para salvar o mundo desse tempo de trevas. Os 4 guerreiros da Luz da profecia aparecem no Reino de Cornelia, e então o jogo começa.
Vendas
Final Fantasy vendeu 1.300.000 de cópias no mundo todo no Nintendo, sendo um estrondoso sucesso. A expectativa inicial da Square era de 200 mil cópias. Sakaguchi pediu pessoalmente que fosse feito 400 mil cópias do jogo, o que foi atingido por muito, pois só no Japão foram vendidas 520 mil cópias.
Recepção e Críticas
Prós: A história de Final Fantasy foi um dos grandes pontos de elogios, pois era bem detalhada e bem contada conforme avançava no jogo. A possibilidade de escolher os personagens dava uma sensação de liberdade muito grande, pois é possível escolher 4 classes iguais se o jogador preferir. Os efeitos de brilhos na tela para as magias eram muito bons, apesar de não ser uma novidade.
Contras: As críticas ficaram com o balanceamento em certas partes do jogo, onde em uma caverna com inimigos simples poderiam aparecer inimigos quase impossíveis de ser derrotados. Alguns dos chefes do jogo eram um desafio tremendo, pois as batalhas aleatórias não eram tão frequentes, o que obrigava o jogador a ficar por muito tempo batalhando para conseguir os níveis ou juntando Gil para comprar equipamentos ou magias, pois alguns deles tinham preços insanos.
Nota média: 7,9
Minha nota e comentários finais
Nota: 7,0
Final Fantasy é um jogo complexo. Não é dos melhores jogos já feitos, até porque a limitação de tecnologia na época e o ineditismo não ajuda nesse quesito, mas revolucionou o mundo dos RPGs e o que viria depois. A sensação de objetivo cumprido (ou de alívio) ao ouvir a fanfarra da vitória após uma batalha intensa é única. A história é bem amarrada e o objetivo é simples. A satisfação após finalizar o jogo nos deixa com um sorriso no rosto.
Final Fantasy foi o início de uma série incrível, não só para os RPGs, mas para o mundo dos Games como um todo, provando que a "Fantasia" criada por Sakaguchi pode ser muita coisa, menos "Final".